Quimica Trabalho
Esses compostos são ácidos fracos, mesmo assim são os compostos orgânicos mais ácidos. Quando têm mais de 10 carbonos, são conhecidos como ácidos graxos. No ser humano, esses ácidos estão presentes no suor, o que faz com que alguns animais reconheçam seus donos apenas pelo cheiro que exalam.
O ácido carboxílico mais simples estruturalmente é o ácido metanoico (HCOOH), mais conhecido como ácido fórmico. Este ácido é chamado “fórmico” porque vem da picada das formigas, estando presente, ainda, nas urtigas e no ferrão das abelhas. Trata-se de um líquido incolor, solúvel em água, forte e irritante. Em contato com a pele pode causar bolhas, coceiras e inchaço.
Mas quem pensa que o ácido metanoico só serve para causar dor e coceira quando vítima de uma picada está enganado. Este ácido tem diversas aplicações úteis no nosso dia-a-dia. O ácido fórmico pode ser usado no tingimento de lãs, no curtimento de peles de animais, como conservante de sucos de frutas e também na produção de desinfetantes.
Outro ácido carboxílico bastante conhecido e importante é o ácido etanoico. Usualmente chamado de ácido acético, está presente no vinagre que temperamos as saladas (5% do nosso vinagre é de ácido acético, o resto é água). Líquido incolor, de sabor azedo e solúvel em água, é usado na alimentação e na produção de alguns compostos orgânicos como plásticos, ésteres, acetatos de celulose e acetatos inorgânicos.
APLICAÇÕES DOS ÁCIDOS CARBOXÍLICOS
Os ácidos carboxílicos encontram numerosas aplicações na indústria e no laboratório, mas sem dúvida os mais representativos são os ácidos fórmico e acético.
Veja os seus principais usos:
Ácido fórmico:
Tingimento e acabamento de tecidosProdução de ácido oxálico e outros produtos orgânicosDesinfetante em medicina e na produção de bebidasFabricação de polímeros
Ácido acético:
Produção de acetato de vinila (plástico PVA)Produção de anidrido acético e cloreto de vinila, importantes em sínteses orgânicasFabricação de