Quimica Saude e Meio Ambiente
A luz polarizada é conhecida como luz direcional: em outras palavras, ela oscila somente em uma direção. Durante o dia, isto ocorre através da reflexão da luz do Sol em superfícies lisas e brilhantes, por exemplo, em estradas molhadas, na água ou em superfícies com gelo ou neve.
A luz polarizada é visível, mas o olho humano não consegue distingui-la da luz não polarizada.
7. Qual o significado dos termos Levogiro e Dextrogiro? .
Ambas são nomenclaturas para diferenciar os dois isômeros ópticos de um composto.
O isômero dextrogiro é aquele que desvia um feixe de lux polarizada para a direita, e o levogiro é o que desvia a luz para a esquerda.
8. Quando sabemos que um carbono é Quiral ou Assimétrico?
É chamado de carbono quiral ou carbono assimétrico o átomo de carbono que se liga à quatro ligantes diferentes. Os ligantes podem ser radicais, grupos funcionais, etc. Consequentemente, esse carbono sempre será saturado. Ele é geralmente representado por C* .
No caso de moléculas com apenas um centro quiral, a mudança de posição dos ligantes levará a um enantiômero da molécula original. Um enantiômero é uma molécula "espelhada", simetricamente igual a original, e tem capacidade de desviar a luz para a esquerda (enantiômero levogiro) ou para a direita (enantiômero dextrogiro).
9. Um caso clássico de Isomeria óptica é o ocorrido com o medicamento TALIDOMIDA. Relate brevemente esse caso.
A talidomida é uma substância que pode ser preparada em laboratório a partir do ácido glutâmico. Não é, portanto, um produto que existe disponível na natureza. No início de 1960 já havia notícias de que a talidomida poderia causar neuropatias (doenças do sistema nervoso) e defeitos genéticos em fetos. Essa deformação genética é chamada de teratógenas. A talidomida foi, então, retirada do mercado mundial em 1961. Ocorre que essa droga já havia sido ingerida por milhares de mulheres grávidas no mundo todo, inclusive no Brasil, para tratamento de