quimica radioatividade
Parte 1:
• O processo de detecção de radioatividade é o mesmo nos três casos?
Sim, pois o instrumento mais utilizado para detectar radiação em corpos é o contador Geiger, que não identifica o tipo de radiação que chega até ele, só mede sua quantidade.
Parte 2:
• Quais as possíveis doenças que podem ser geradas no organismo quando há uma exposição radioativa?
Lesões nos tecidos do organismo podem ser provocadas por uma breve exposição a altos valores de radiação ou então por uma exposição prolongada a baixos níveis. Alguns efeitos adversos da radiação duram pouco tempo, outros provocam doenças crónicas, como o câncer, que é um dos problemas mais associados à radiação. Isso porque a radioatividade pode fazer com que as células cresçam desordenadamente, formando tumores, que podem se manifestar num período entre 2 e 10 anos, dependendo da região afetada. Mutações do material genético celular dos órgãos sexuais só podem se tornar evidentes se a pessoa exposta à radiação tiver filhos (essas crianças podem nascer com defeitos genéticos).
• Como as pessoas podem se proteger em uma situação de risco?
Para se proteger da exposição à radiação nuclear e dos seus efeitos no caso de algum acidente nuclear é preciso:
-Limitar o tempo de exposição à fonte de radiação.
-Ir para o mais longe possível da fonte de radiação.
-No caso de um acidente nuclear em alguma central é necessário evacuar o perímetro ao redor da fuga de radiação e a distância dependerá da quantidade da fuga.
-Usar roupas próprias que dificultem a passagem da radiação até o contato com a pele.
-Em áreas contaminadas por radioatividade nuclear é proibido fumar, comer ou beber água. A Organização Mundial de Saúde aconselha também às pessoas usarem luvas de vinil, máscaras para filtrar o ar e lavar com frequência as mãos evitando levar as mãos à boca.
Parte 3:
• Discuta em seu grupo quais aplicações são mais aparentes dos processos radioativos: os processos benéficos ou maléficos?