Química: Radioatividade
Conceitos:
Ondas de eletromagnetismo
Se produzem pelo movimento de cargas elétricas. Caracteriza-se por uma frequência, um comprimento de onda e uma velocidade de propagação.
Frequência
é o número de oscilações da onda por um certo período de tempo, representada pela letra f.
Comprimento de onda
É o tamanho de uma onda, que pode ser medida do início ao final. É representado no SI pela letra grega lambda (λ).
A velocidade de uma onda depende do seu comprimento e da sua frequência que na formula são diretamente proporcionais(V= f. λ)
Amplitude
é a altura da onda, é a distância entre o eixo da onda até a crista. Quanto maior for a amplitude, maior será a quantidade de energia transportada.
Tipos de radiação:
Luz
É representada pela menor faixa do espectro eletromagnético e nós a percebemos sob forma de luz. O comprimento de onda dessa radiação vai de 8.10 - 7 m, que corresponde a cor vermelha, até 4.10 - 7 m que corresponde à luz violeta.
Ultravioleta
É uma radiação além da cor violeta, por isso, assim como a radiação infravermelha, não é possível detectá-la com os nossos olhos. O seu comprimento de onda vai de 4.10 - 7 m podendo ir até a 10 - 9 m. É fator importante na produção de melanina, o pigmento que bronzeia a pele, mas o excesso de exposição a esse tipo de radiação pode provocar o câncer de pele, como tem sido amplamente divulgado pelos meios de comunicação.
Raio X
Foi descoberto pelo alemão Wilhelm C. Roentgen, e tem comprimentos de onda entre 10 - 8 m e 10 - 12 m. São produzidos em tubos de vácuo e tal processo consiste em colidir um feixe de elétrons contra um alvo metálico. Isso irá provocar uma rápida desaceleração desses elétrons. A consequência disso é a emissão do feixe de raio X. Esses raios têm a propriedade de penetrar na matéria, e daí a sua utilização na radiografia.
O paciente que faz uma radiografia fica sujeito a um feixe de raio X. A carne é transparente a essa radiação, mas os ossos