qUIMICA PRÁTICA
Introdução: A história da descoberta do vidro é bem antiga, e os primeiros registros datam de 5000 a.C.; quando mercadores fenícios descobriram acidentalmente o novo material ao fazerem uma fogueira - na beira da praia - sobre a qual apoiaram blocos de nitrato de sódio ( que serviam para segurar suas panelas). O fogo, aliado à areia e a o nitrato de sódio, originou, pela primeira vez acredita-se, um líquido transparente, o vidro. Embora as considerações sobre a indústria do vidro se façam principalmente em torno da indústria primária, a atividade contém alguns setores essenciais e importantes, que juntos estão estimulando a mudança do quadro: a indústria secundária e a instalação. Foi passada a informação de que o vidro é um material polímero então não é um material solido.
Objetivo:
Apresentar a criação e o desenvolvimento de técnicas utilizando o material vidro.
Material utilizado:
Bico de Bunsen e vara de vidro.
Metodologia:
Na primeira prática, era preciso polir a borda da vara de vidro girando na chama para ficar arredondada para deixar de ser afiado. A extremidade da vara de vidro começou a ser inserida na chama proveniente do bico de Bunsen na porção que varia em torno de 1500 °C. Após alguns minutos girando a afiação foi perdida pelo leve derretimento das bordas.
Na segunda prática, o procedimento seguido foi o de aquecer a vara de vidro ao meio com a chama do bico de Bunsen e durante ao derretimento da vara, dobra-la em um ângulo de 90 °. Para ser possível o dobramento da barra de vidro o procedimento durou entorno de dois minutos e quarenta e cinco segundos.
Na terceira prática, como o laboratório não possuía material disponível para todos os grupos no momento da aula, tivemos que prosseguir com a vara de vidro utilizada no segundo experimento ( a que se encontrava com sua formação de 90°) , infelizmente o vidro se partiu após cinquenta e cinco segundos de aquecimento para tentarmos