Quimica orgânica
TITÂNIO
INTRODUÇÃO
O titânio é um elemento de importância industrial. Grandes quantidades de TiO2 são usados como pigmento e como “carga”, e o metal titânio é importante por causa de sua resistência mecânica, baixa densidade e resistência à corrosão.
INFORMAÇÕES GERAIS
Nome, símbolo, número Titânio, Ti, 22 Série química Metais de transição Grupo, período, bloco 4 (IVB), 4, d
Densidade, dureza 4507 kg/m3, 6
PROPRIEDADES ATÔMICAS Massa atômica 47, 867(1) u Configuração eletrônica [Ar] 3d2 4s2 Estado(s) de oxidação 4 (anfótero) Estrutura cristalina hexagonal
PROPRIEDADES FÍSICAS
Estado da matéria Sólido Ponto de fusão 1941K Ponto de ebulição 3560K
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
O Titânio é um elemento metálico muito conhecido por sua excelente resistência à corrosão (quase tão resistente quanto a platina) e por sua grande resistência mecânica. Possui baixa condutividade térmica e elétrica. É um metal leve, forte e de fácil fabricação com baixa densidade (40% da densidade do aço). Quando puro é bem dúctil e fácil de trabalhar. O ponto de fusão relativamente alto faz com que seja útil como um metal refratário. Ele é tão forte quanto o aço, mas 45% mais leve. É 60% mais pesado que o alumínio, porém duas vezes mais forte. Tais características fazem com que o titânio seja muito resistente contra os tipos usuais de fadiga. Esse metal forma uma camada passiva de óxido quando exposto ao ar, mas quando está em um ambiente livre de oxigênio ele é dúctil. Ele queima quando aquecido e é capaz de queimar imerso em nitrogênio gasoso. É resistente à dissolução nos ácidos sulfúrico e clorídrico, assim como à maioria dos ácidos orgânicos.
Experimentos têm mostrado que titânio natural se torna notavelmente radioativo