Como calcular o custeio de uma industria de rações animais?
A análise econômica financeira tem por objetivo mostrar as condições da empresa, e do ambiente em que ela está inserida, apontando seus pontos fracos e sua relação com o todo organizacional. Por isso, é necessário obter informações que mesmo não sendo de caráter estritamente financeiro, causem impactos na economia da organização.
O estudo de cada demonstrativo em particular não deve fugir do objetivo geral a que se destina a análise. Para tanto, é necessário interpretar os demonstrativos financeiros do período referido e compará-los com outros períodos anteriores para podê-los compara-los passo a passo e se fazer projeções futuras.
Os índices financeiros têm como função medir o desempenho da empresa no que se refere a sua liquidez, o seu ciclo operacional, ao seu grau de endividamento, sua rentabilidade e atividade. O seu cálculo é feito a partir das informações financeiras apresentadas no Balanço Patrimonial e no Demonstrativo de Resultado do Exercício da empresa em análise.
ÍNDICE DE LIQUIDEZ
Tais índices medem a capacidade da empresa em cumprir suas obrigações junto a Empregados, Fornecedores, Clientes e Governo.
Os índices deste grupo mostram a base da situação financeira da empresa. Muitas pessoas confundem índices de liquidez com índices de capacidade de pagamento. Os índices de liquidez não são extraídos do fluxo de caixa que comparam as entradas com as saídas de dinheiro. A partir do confronto dos ativos circulantes com as dívidas, procura-se medir quanto e sólida a base financeira da empresa. Podemos classificá-los como:
LIQUIDEZ CORRENTE: Este indicador tem por objetivo verificar se a empresa tem capacidade de efetuar seus pagamentos em curto prazo. Para se calcular a liquidez corrente toma-se o ativo circulante e dividi-se pelo passivo circulante. Entenda-se por circulante os valores a receber e a pagar de curto prazo (Até 360 dias). E assim a liquidez corrente seria calculada dessa forma. Ativo Circulante__
Passivo