Quimica Organica
BARBOSA, L.C.A. Introdução à Química Orgânica. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2011. 331 p.
a Estrutura e propriedades de moléculas orgânicas – Resumo b Orbitais atômicos c Ligações químicas: ligação iônica e ligação covalente d Hibridação dos orbitais e forma tridimensional das moléculas: orbitais híbridos sp3, orbitais híbridos sp2 e orbitais híbridos sp.
01. Considerando que o termo valência corresponde ao número de elétrons desemparelhados nos orbitais do último nível de um átomo, complete o seguinte quadro de acordo com o modelo da primeira linha. ELEMENTO
Nº atômico
Configuração do último nível
Valência
Representações possíveis em ligações covalentes
H
1
1s1
1
H-
N
7
3 O
8
2
Cl
17
1
Br
35
1
02. Se fosse seguido o conceito fundamental de valência o átomo de carbono teria valência 2, ou seja, poderia fazer apenas duas ligações covalentes. Apresente a justificativa desenvolvida pelos químicos para a valência 4 do carbono, ou seja, porque ele pode fazer 4 ligações covalentes e não apenas duas.
03. As substâncias inorgânicas dotadas de ligação covalente que estarão sempre presentes no curso de química orgânica são: água, amônia, ácido clorídrico, ácido sulfúrico e ácido nítrico. Assim sendo, apresente a estrutura para cada um desses compostos.
04. Os hidróxidos de sódio e de potássio são compostos iônicos. Apresente suas estruturas.
05. a) Desenhe as estruturas de linhas para 3 isômeros constitucionais existentes com a fórmula molecular C5H12 classificando seus carbonos como primários, secundários, terciários ou quaternários.
b) Desenhe as estruturas de linhas para 5 isômeros constitucionais existentes com a fórmula molecular C6H14 classificando seus carbonos como primários, secundários, terciários ou quaternários.