Quimica Organica
QUÍMICA ORGÂNICA
PROFESSOR: BRUNO OLIVEIRA MOREIRA
DIFERENCIAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS
VITÓRIA DA CONQUISTA
ABRIL DE 2012
INTRODUÇÃO
Com exceção dos gases nobres, encontrados como átomos na natureza, os átomos dos demais elementos químicos geralmente encontram-se combinados, originando inúmeras substâncias químicas. A existência destas substâncias indica uma tendência natural dos átomos de combinarem-se. As ligações químicas podem ser classificadas em iônicas, metálicas e covalentes.
Apesar das ligações moleculares não se tratarem de ligações fortes comparadas às ligações iônicas, as substâncias moleculares podem se apresentar nos três estados físicos, isto se deve as forças de interação intermoleculares e o tamanho das moléculas.
As forças intermoleculares que envolvem as ligações moleculares são dipolo-dipolo, íon-dipolo, dipolo – dipolo induzido, dipolo instantâneo – dipolo induzido e pontes de hidrogênio.
A força dipolo-dipolo é característica de moléculas polares, quando essas moléculas se aproximam surgem forças de atração eletrostática entre elas, devido a alguma distorção na distribuição da carga elétrica, um lado da molécula e ligeiramente mais "positivo" e o outro é ligeiramente mais "negativo". A tendência destas moléculas e se alinharem, e interagirem umas com as outras, por atração eletrostática entre os dipolos opostos.
No caso de moléculas que tem dipolos permanentes (polares) podem distorcer a distribuição de carga elétrica em outras moléculas vizinhas, mesmo as que não possuem dipolos (apolares), através de uma polarização induzida. Esta interação é chamada de dipolo-dipolo induzido.
As ligações íons dipolo ocorrem quando um dipolo elétrico sofre influência do campo elétrico gerado por um íon, o pólo positivo tende a atrair o pólo negativo da outra molécula enquanto o Íon alinha o pólo da molécula com polaridade