quimica org.
O reconhecimento de compostos orgânico se dá através da análise de certa substância. Esta análise orgânica trata dos métodos como os de separação, purificação e identificação e é de grande importância para setores industriais. Tal metodologia praticada na análise orgânica é amplamente aplicada para a determinação e posterior “quantificação de espécies químicas das mais variadas procedências”, sendo indispensável na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Dentre os métodos utilizados estão identificação dos compostos orgânicos através de suas propriedades físico-químicas e espectroscópicas. Durante a prática realizada, foram feitos testes de solubilidade para identificar que grupamentos funcionais estariam presentes na substância a ser estudada. A solubilidade de compostos orgânicos é um importante parâmetro para a caracterização química. Conhecendo o solvente utilizado e suas propriedades físico-químicas, pode-se verificar sua afinidade e reatividade com a substância a ser identificada.
I - Relato Experimental
Metodologia Científica:
Grande parte dos processos rotineiros de um laboratório de Química Orgânica (reações químicas, métodos de análise e purificação de compostos orgânicos) é efetuado em solução ou envolve propriedades relacionadas à solubilidade de compostos orgânicos.
A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas categorias principais: a solubilidade na qual uma reação química é a força motriz e a solubilidade na qual somente está envolvida a simples miscibilidade. As duas estão inter-relacionadas, sendo que a primeira é, geralmente, usada para identificar os grupos funcionais e a segunda para determinar os solventes apropriados para recristalização, nas análises espectrais e nas reações químicas.
(Matozo, 2008)
Noções sobre polaridade também são importantes para verificar a solubilidade da substância estudada. Contudo, não podemos considerar uma molécula como polar ou apolar, já que a polaridade é um