Quimica Org nica
Campus Belford Roxo
Curso de Farmácia
QUÍMICA ORGÂNICA
SUBLIMAÇÃO DO ÁCIDO BENZÓICO
Introdução
Sabemos que a pressão de vapor de um líquido aumenta com a certa temperatura. Uma vez que o ponto de ebulição é atingido quando sua pressão de vapor é igual á pressão aplicada (normalmente, a pressão atmosférica), a pressão de vapor de um líquido é igual a 760mmHg em seu ponto de ebulição. A pressão de vapor de um sólido também varia com a temperatura. Devido á esse comportamento, alguns sólidos podem passar diretamente para a fase de vapor sem ter passado pela fase líquida. Esse processo é chamado de sublimação. Considerando que o vapor pode ser ressolidificado, o ciclo total de vaporização – solidificação pode ser utilizado como método de purificação. A purificação pode ser bem sucedida somente se as impurezas presentes na amostra a ser purificada tiverem pressões de vapor significativamente menores que o material que está sendo sublimado.
Objetivo
Observar a passagem do ácido benzóico do sólido para o estado gasoso, realizando a purificação do ácido, que voltará a ser sólidos novamente sem que fique líquido, em forma de cristal.
Procedimento experimental.
1º Passo: Colocar uma espátula cheia de ácido benzóico em um Becker. Tampa-se o Becker com o vidro de relógio com pedras de gelo.
2º Passo: Leva se o Becker para aquecimento na placa. Quando estiver devidamente aquecido será observado a formação de uma neblina, e será possível notar flocos como se estivesse nevando dentro do becker, e logo após será observado a formação de cristais pequenos em forma de agulha.
Resultados e discussão
Quanto o becker começa a aquecer, o ácido fica em estado gasoso, como ele está em movimento dentro do becker, ele fica como se fosse uma névoa, e vai voltando ao estado sólido . Foi observado no