QUIMICA LAB 5
Pureza absoluta,
Composição exatamente correspondente a sua fórmula química
Podem ser pesadas ao ar, isto é, não são higroscópicos e não se alteram sob ação do oxigênio ou gás carbônico do ar.
A maior parte das substâncias não possui as propriedades citadas; as soluções são preparadas por pesagem aproximada da substância ou por diluição de soluções mais concentradas. A concentração exata dessas soluções é determinação por titulação. A titulação é feita com substâncias que possuem as propriedades acima citadas, e recebem o nome de padrões primários.
O número que exprime a relação entre a concentração real e a concentração teórica da solução é chamado de fator de correção.
O fator de correção (Fc) é o número que indica que 1 mL de solução titulada a que volume de solução exatamente desejada corresponde. Uma solução exatamente molar possui fator de correção igual a 1. Se uma solução possuir fator de correção inferior a 1, isto significa que a solução é mais diluída, e se o fator de correção for superior a 1, a solução é mais concentrada que a solução exatamente desejada.
Se multiplicarmos o volume gasto em uma titulação pelo fator de correção da solução, obteremos o volume que teríamos se a solução fosse exatamente molar.
Os padrões primários mais usados são: carbonato de sódio anidro, bórax, oxalato de sódio, cloreto de sódio, iodato de potássio, dicromato de potássio, bicarbonato de potássio.
Um dos padrões primários mais convenientes para a titulação de uma solução padrão de ácido clorídrico é o carbonato de sódio anidro. O carbonato de sódio p.a. deve ser aquecido a 270 – 300º C durante 1 hora no mínimo ou, de preferência, até peso constante. Este tratamento destina-se a eliminar não só toda a umidade como também algum eventual bicarbonato (NaHCO3) existente no