Quimica Inorgânica I
Química Inorgânica I
MARIA APARECIDA DOS SANTOS
1. Por que sob um ponto de vista rigoroso não devíamos enquadrar o hidrogênio em nenhum grupo da classificação periódica dos elementos químicos?
R:
- Sendo ele o elemento mais simples da Tabela Periódica, é constituído por um núcleo de carga +1 e um elétron que o circunda. Ora, se analisarmos os elementos do Grupo I da T.P. (tabela periódica) – os metais alcalinos – veremos que eles também possuem um único elétron em seu nível de valência e tendem quimicamente a perder esse elétron em reações e transformarem-se em íons positivos – os cátions.
- Já observando o comportamento químico do hidrogênio, veremos que ele tem pouca tendência em perder esse elétron. É mais favorável para ele estabelecer um compartilhamento entre esse elétron com o elétron do outro átomo formando uma covalência entre ambos.
- pelo o caso de sua semelhança com os halogênios (Grupo VII). Estes, para adquirirem sua estabilidade eletrônica, necessitam de um elétron apenas, formando íons negativos, na maioria das reações químicas. O hidrogênio, porém, só apresenta este comportamento se reagir com um elemento muito eletropositivo .
2. Qual a finalidade da adição das gotas de fenolftaleína ?
R: Para indicar o grau da reação química. Quanto mais vigorosa a reação, maior a coloração.
3. Qual a reação entre o sódio e o álcool etílico ?
R: Reação de álcool com um metal alcalino. O hidrogênio da hidroxila funciona como um ácido, a reação origina um alcoóxido mais hidrogênio gasoso:
EtOH + Na° ---> EtO-Na+ + H2
4. Como podemos obter NaOH em laboratório ?
O hidróxido de sódio não se apresenta como um sólido molecular, sendo um sólido completamente iônico, onde seus cátions sódio (Na + ) e seus ânions hidróxido (OH - ) ficam dispostos numa rede cristalina.
Tendo fórmula química NaOH, observa-se que o hidróxido de sódio é composto de sódio (Na), oxigênio (O) e hidrogênio (H) nas seguintes