Quimica geral
Data: 20/06/2000
Local: Belém - PA
Fonte: O Liberal
Link: http://www.oliberal.com.br/index.htm
Começa hoje, no auditório do Hotel Sagres, o II Seminário “Lixo: Coleta e Reciclagem - uma discussão necessária”, promovido pela Maison Factory - Consultoria Ambiental. Com o objetivo de despertar a atenção da comunidade para a questão do lixo em Belém e no interior do Estado, o evento traz a Belém palestrantes de órgãos e empresas atuantes na área de manejo, coleta e reciclagem de lixo de outros estados do país. Este ano, o Seminário será patrocinado pela Sectam, Amacol, Guaraná Globo, Sococo, Reciplast, Terraplena, Albrás e NBT. A surpresa deste ano ficou por conta de dois patrocinadores ináditos: a Coca-Cola e a Eidai do Brasil.
O objetivo do Seminário é discutir a questão do manejo do lixo no Estado do Pará, uma vez que o volume vem crescendo assustadoramente, gerando situações de impacto ambiental. Isso tem criado a necessidade de se buscar alternativas de controle da poluição e economia de recursos naturais.
Para se ter uma idéia, somente o Brasil produz, por dia, lixo suficiente para encher 30 mil caminhões. Essa quantidade de dejetos corresponde ao peso de mil elefantes e, se empilhada, atingiria uma altura de um prédio de 225 andares. Os lixões a céu aberto atraem animais capazes de transmitir inúmeras doenças e colocam em risco a saúde da população.
A Programação do Seminário inclui palestras sobre experiências de coleta seletiva no Sudeste do país, avaliação da atual situação do meio ambiente no Estado, e reciclagem. Haverá ainda uma mesa-redonda sobre alternativas de manejo do lixo urbano, com representantes da Petrobrás, Albrás, NBT e JICA.
Serviço - II Seminário Lixo: Coleta e Reciclagem, uma discussão necessária. Dias 20 e 21 de junho, no Auditório do Hotel Sagres. Inscrições: R$ 20 para estudantes e R$ 40 para profissionais. O credenciamento será feito a partir das 16h no Sagres. Às 18h começa a primeira