quimica geral
Nomes: Matheus Souto de Andrades, Vivian Finkler Lautert
Professora Aline Silva
Relatório da aula pratica
Pratica 2: reações de hidróxidos de metais alcalinos terrosos.
As reações de óxidos de metais alcalinos têm a tendência de reagir com a agua, entretanto o oxido de BeO não reage com a agua para formar o hidróxido iônico. As reações de óxidos de metais terrosos formam hidróxidos iônicos, como podemos ver com a demonstração desta formula.
MO(s)+H2O(l)=>M(OH)2.
Sua velocidade aumenta diretamente com a proporção da dimensão do íon metálico, dependendo também com o pré-tratamento que o oxido tenha sofrido, também os hidróxidos aumentam sua solubilidade com o aumento da dimensão do seu ion, portanto o hidróxido mais solúvel e o hidróxido de bário.
Os óxidos e hidróxidos dos metais alcalinos terrosos tem caráter básico, sua basicidade aumenta com o tamanho do íon metálico que eles formam.
Objetivos da demonstração:
Assim com o procedimento proposto, podemos esperar a comprovação e demonstração através do experimento, que demonstrara a solubilidade dos óxidos e também seu caráter básico.
Matérias e aparelhos:
Utilizaremos para a demonstração do experimento os seguintes materiais e aparelhos;
Aparelhos e materiais: dois béqueres, filtro de papel, espátula de metal, seis tubos de ensaios, um vidro de relógio, argola e seu suporte, bastão de vidro, proveta de plástico de 25 ml, agua destilada, balança, fenolftaleína e CuSO4 e os hidróxidos de magnésio, cálcio e alumínio.
O procedimento
O procedimento foi realizado da seguinte forma. Pesou-se uma grama de cada oxido nos béqueres, logo após adicionou-se dois mililitros de agua destilada, depois foi adicionado mais 25 ml de agua destilada.
Após isso foi realizado a filtração nos filtros de papeis e reservado o liquido filtrado no béquer para a medição do ph da reação. Verificou-se os seguintes aspectos nos