quimica geral
Sulfato de Cobre ou Sulfato Cúprico é um composto químico cuja fórmula molecular é CuSO4. Este sal existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratação. Na sua forma anidra ele se apresenta como um pó de coloração verde opaca ou cinzento, enquanto na sua forma pentahidratada (CuSO4.5H2O), a forma no qual é mais encontrado, ele é azul brilhante, o qual utilizaremos nos experimentos a seguir.
O sulfato de cobre pentahidratado decompõe-se antes de liquefazer, perdendo quatro águas de hidratação a 110°C a 200°C, graças ao rompimento das interações de Van der Walls. A 650°C o sulfato de cobre decompõe-se em óxido de cobre (CuO) e trióxido de enxofre (SO3). Sua coloração azul deve-se às suas águas de hidratação. Quando em contato com chama, seus cristais se desidratam e tornam-se cinzentos.
Sulfato de cobre pentahidratado tem ação fungicida. Misturado com cal é chamado de Mistura de Bordeaux e é utilizada para controle de fungos em uvas, melões, e outras frutas. Outra aplicação é como Composto de Cheshunt, uma mistura de sulfato de cobre e carbonato de amônio, é utilizado na horticultura para evitar a queda das plântulas. Seu uso como herbicida não está relacionado com a agricultura, mas sim no controle de plantas aquáticas exóticas invasivas e raízes de outras plantas invasivas próximas a encanamentos contendo água. A forma diluída do sulfato de cobre é usada no tratamento de infecções parasíticas em peixes de aquário, e também utilizado para remover caracóis de aquários. De todo modo, como os íons de cobre são extremamente tóxicos aos peixes, a dosagem deve ser muito bem controlada. A maior parte das espécies de algas pode ser controlada com uma concentração baixa de sulfato de cobre. Sulfato de cobre inibe o crescimento de bactérias tais como Escherichia coli.
OBJETIVOS:
Calcular a massa total de 10g de sulfato de cobre pentahidratado + massa do recipiente (cadinho), aquecer o mesmo com o objetivo de fazer uma desidratação até serem