Quimica geral
Atualmente não há dúvidas de que toda matéria seja formada por minúsculas partículas, denominadas átomos. Essa idéia, como já vimos, foi proposta pelos filósofos gregos
Leucipo e Demócrito (400 a.C.).
Em 1808, baseado em fatos experimentais, o cientista britânico John Dalton (17661844) formula uma teoria atômica para explicar a constituição da matéria.
Essa teoria possibilitaria, posteriormente, a criação do primeiro modelo do átomo, a qual expressa, em termos gerais, o seguinte:
1. A matéria é constituída de pequenas partículas esféricas maciças e indivisíveis denominadas átomos. 2. Um conjunto de átomos com as mesmas massas e tamanhos apresenta as mesmas propriedades e constitui um elemento químico.
3. Elementos químicos diferentes apresentam átomos com massas, tamanhos e propriedades diferentes. Dalton acreditava que os átomos
4. A combinação de átomos de elementos difefossem maciços, esféricos e indirentes, numa proporção de números inteiros, visíveis como bolinhas de gude. origina substâncias diferentes.
5. Os átomos não são criados nem destruídos: são simplesmente rearranjados, originando novas substâncias.
Para melhor representar sua teoria atômica, Dalton substituiu os antigos símbolos químicos da alquimia por novos e criou símbolos para outros elementos que não eram conhecidos pelos alquimistas.
Representação dos elementos químicos
Até 1808, quando surgiu a teoria atômica de Dalton, eram conhecidos aproximadamente 50 elementos químicos. Por volta de 1810, o químico sueco Berzelius (1779-1848) organizou a notação química utilizada até essa data, que era bastante confusa, introduzindo como símbolo dos elementos as iniciais de seus nomes em latim.
CEDOC
TEORIA ATÔMICA DE DALTON
29
Unidade 2 — A matéria
Dalton
Elemento
Símbolo alquímico Berzelius
Nome em inglês
Símbolo em inglês
Nome em latim
Símbolo em latim
Ouro
Gold
G
Aurum
Au
Prata
Silver
S