quimica geral
Codigo CCE0478 turma 3023
Engenharia de alguma coisa
Universidade Estácio de Sá, Niterói RJ
Número de matrícula: 20120164816-5 g_melloo@hotmail.com Professor: Altivo Monteiro; Física experimental II
RESUMO
Neste exercício experimental foram postos em pratica os conceito de empuxo e densidade de fluidos e pressão. Com o uso do tripé universal,um peso em alumínio e uma balança específica, podemos por em prática o principio de Arquimedes.
1. INTRODUÇÃO
Grande contribuinte para a física, Arquimedes considerado um dos principais cientistas da antiguidade, descobre que um corpo, quando imerso em água fica mais leve. Este fato ocorre por conta de uma força que aplicada, em um corpo para cima, que tenta a evitar que o mesmo afunde. Esta força é chamada de empuxo, que só é possível por causa da pressão que o líquido exerce em toda a superfície do corpo em contato com este líquido.
Conforme a profundidade a pressão aumenta, e este fato é o que dá origem ao empuxo já que se as pressões fossem iguais, as forças seriam nulas, o que não possibilitaria a existência do empuxo.
O Principio de Arquimedes diz que o empuxo é igual ao peso do volume de liquido que foi deslocado, ao colocar determinado corpo neste líquido. E neste experimento colocamos em prática este principio, calculamos o empuxo, de duas formas diferentes. Neste experimento também calculamos a densidade - unidade de massa de um corpo pela unidade de volume - dos líquidos que foram utilizados. A densidade esta intimamente relacionada ao empuxo já que quanto maior a densidade maior o empuxo.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
E=P-Pap
E=S.g.v
g=9,80665 m/s² Água Pura
E=P-Pap
E=0,34-0,24
E=0,10
E=S.g.V V=55 ml
S=E/g.v V=66 ml