Quimica geral
CURSO: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUIMICA GERAL
AULA PRÁTICA 05: DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE DE UM LÍQUido
MOSSORÓ-RN
2013
1.0 Objetivo
Determinar a viscosidade de um líquido utilizando o método de Stokes.
2.0 Introdução
O quinto experimento consistiu em calcular a viscosidade do óleo em uma temperatura de 22°C usando o método de Stokes. Para executar o experimento foi utilizada uma proveta de 200 ml preenchida por óleo de soja, onde foram jogadas separadamente 4 esferas de vidro, aparentemente do mesmo tamanho ,marcando logo após, o tempo que cada uma chegava ao destino indicado.
A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular, é a consequência do atrito interno de um fluido. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta,como foi observado quando cada esfera obteve um tempo diferente. Sendo assim, caracteriza a resistencia de um fluido em uma determinada temperatura (No caso,22°C).Para se descobrir a viscosidade, podemos usar a seguinte formula :
Onde:
g :aceleração gravitacional, expressa em m/s²; r :raio do corpo, expresso em m;
Pesfera: massa volúmica (massa específica) da esfera, expressa em kg/m³;
Pfluido : massa volúmica do fluido, expressa em kg/m³;
Vfinal: a velocidade terminal que a esfera atinge no fluido, expressa em m/s;
Métodos:
A viscosidade de um fluido pode ser determinada por diferentes métodos : Através da medida do tempo de queda de uma esfera através de um líquido (Höppler); da resistência de líquidos ao escoamento, tempo de vazão de um líquido através de um capilar (viscosímetro de Oswald); medindo a resistência ao movimento de rotação de eixos metálicos quando imersos na amostra (reômetro de Brookfield).