Quimica esperimental
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA
Michael Brendo de Araújo – RGM: 100104
Michael Elias dos Santos – RGM: 099419 – Nº 29
Gabriel Ferreira Rillo – RGM: 099582 – N° 35
Nicolas Eleandro Medeiros – RGM: 099670 – N°38
Wesley Fernando de Queiroz Cruz – RGM: 099958 – N°48
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA – QUÍMICA TECNOLÓGICA
SALTO/SP
2014
Objetivo
Destilar Sulfeto de cobre hidratado (CuSO4.5H2O) através da destilação simples.
Realizar a separação por completo de dois líquidos, sendo um deles mais denso do que o outro, com o auxilio do funil de separação.
Filtrar uma mistura heterogênea de água com areia utilizando um funil simples com filtro de papel.
Observar a sublimação do Iodo através do aquecimento em uma chapa com a temperatura de 100°.
Introdução
Destilação
“A palavra destilação deriva do verbo latino "destiillaire", que significa gotejar ou pingar, e é precisamente assim, em pequenas quantidades, que o líquido é obtido pelo processo de destilação (Pot Still).” (ACACIO, 2014).
“Os primeiros estudos científicos documentados acerca da destilação surgiram ainda antes da Idade Média, por volta do ano 800, com o alquimista Jabir ibn Hayyan (Geber). Foi ele, inclusive, quem inventou o alambique, que é um aparato usado até hoje para fazer destilações de bebidas alcoólicas.” (LUSIAN COPPERS, 2014).
“Um exemplo de destilação que tem sido feito desde a antiguidade é a destilação de bebidas alcoólicas e espirituosas. A bebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o teor alcoólico na bebida destilada é maior do que aquele no mosto caracteriza-se aí um processo de purificação.” (LUSIAN COPPERS, 2014).
Filtração
“A filtração é um processo que a próprias natureza executa, e é conhecida pelo homem desde os primórdios da humanidade.” (MORAES, 2014).
“Podemos imaginar que os