Quimica
2. OBJETIVO: Observar o deslocamento do equilíbrio mediante variações na concentração do produto.
3. RESUMO: Utilizamos três tubos de ensaio, completamos 1/3 dos tubos de ensaio de água com gás, em seguida adicionamos ao primeiro tubo ácido clorídrico, no segundo adicionamos Glicose sólida e no terceiro cloreto de sódio sólido, observamos a reação nos respectivos tubos e finalizamos e experimento.
4. INTRODUÇÃO: Consideramos que além da nossa familiarização com operações técnicas mais frequentes nos processos químicos, ja iniciada nas atividades experimentais/teóricas de Química Geral, é importante o trabalho esperimental com metodologias analíticas (sem esgotá-las), tendo em vista um dos objetivos da disciplina de Qímica que visa a preparação do profissional em engenharia.
5. MATERIAIS E MÉTODOS:
5.1) MATERIAIS UTILIZADOS:
1 – Estande de tubos de ensaios;
2 – Três tubos de ensaio; 5.2) REAGENTES ULTILIZADOS: 1 – Água com gás;
2 – Glicose sólida;
3 – Cloreto de sódio sólido; 5.3) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: 1 – Colocou-se água com gás nos três tubos de ensaio, a quantidade de 1/3 dos tubos de ensaio. 2 – Adicionou-se no primeiro tubo de ensaio Ácido clorídrico 0.1 mol/L. 3 –Adicionou-se no segundo tubo de ensaio Glicose sólida. 4 – Adicionou-se no terceiro tubo Cloreto de sódio sólido. 5 –Observou-se a quantidade de Hidrogênio liberado em cada reação adicionando Três tipos de reagentes.
6. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Podemos observar que as amostras dos diferentes metais cada um reagiu de uma forma ao entrar em contato com a solução HCI 6mol/L, observamos que ao entrar em contato com o HCI o manésio reagio imediatamete e em aprocimadamente 5 minutos foi dissolvido completamete gerando uma solução de cloreto de magnésio, o cobre ja não esboçou nenhuma reação, o zinco observamos uma leve liberação de hidrogênio e um leve escurecimento do metal, o estanho podemos ver somente um