R lat rio Quimica Esperimental 2
1532 palavras
7 páginas
Universidade Federal de Minas GeraisDepartamento de Química
Graduação em Química Tecnológica
Química Geral Experimental
REAÇÕES QUÍMICAS
Keiter Fernandes Santos e Samuel Gomes Pereira Junior
INTRODUÇÃO
Os fenômenos aos quais uma ou mais substâncias sofrem em transformações é chamado de reação química, esta reação pode ser representada por uma formula simplificada conhecida como equação química, esta representa as subtância envolvidas (Reagentes) e as subtâncias prodizidas (Produtos). Elas apresentam a escrita universal usada pelos químicos.
Nas reações químicas temos os reagentes, que são as substâncias que estão no início da reação, as quais irão reagir e formar os produtos, que são as subtânciar resultante da reação.
As características que indicam que houve uma reação química podem ser identificadas Microscopicamente ou Microscopicamente. A reação microscópica pode ser identificada atraves das equações químicas escritas na formulas molecular, iônica, além de características como corrente, têmperatura, densidade, etc. A reação com efeitos macroscopicos visiveis ocorrem quando há mudança de cor, formação de precipitado, evolução de gas, emição ou absorção de luz ou calor. Elas podem ocorrer de diversas formas dentre elas a reação de oxirredução, neutralização, adição, substituição e catalizadores.
OBJETIVOS
Obter conhecimento de alguns tipos comuns de reação química e averiguar sua ocorrência, bem como suas caracterizações.
MATERIAIS
Bastão de vidro, vidro de relógio, béquer de 600 ml, frasco de vidro de boca larga, proveta de 10 ml, pinça metálica, caixa de fósforos, conta gotas, espátula, tubo de segurança, pinça de madeira, tubos de ensaio, palito de madeira e bico de Bunsen.
REAGENTES
Solução de CuSO4 0,1 mol L-1; Dióxido de Manganês (0,2g); Cloreto de Potássio (1g); Magnésio em fita (2 cm); Água oxigenada diluída (1:100); Sódio metálico (0,5g); Solução de Hidróxido de Amônia 0,5 mol L-1 (2 ml); Solução de Permanganato