Quimica da vida
Como a química ajuda a entender as teorias sobre a origem da vida em nosso planeta?
Abiogênese:
O que é? Designa de modo geral o estudo sobre a origem da vida a partir de matéria não viva.
A teoria da abiogênese ou geração espontânea foi a primeira idéia proposta pela origem da vida e teve uma participação muito importante do filósofo grego Aristóteles.
Ideias antigas de abiogênese também recebem o nome de geração espontânea, e essas foram, há muito tempo, descartadas pela ciência; consistiam basicamente na suposição de que organismos mais complexos, dos que se observa diariamente, não se originassem apenas de seus progenitores, mas de qualquer ser inanimado (sem vida).
O acordo científico atual é que a abiogênese ocorreu aproximadamente entre 4,4 bilhões de anos, quando vapor de água condensou-se pela primeira vez na Terra, e 2,7 bilhões de anos atrás, quando a proporção de isótopos estáveis de carbono, ferro e enxofre apontam para uma origem biogênica de minerais, sedimentos e marcadores biomoleculares indicam a existência de fotossíntese.
Aristóteles em sua versão há mais de dois mil anos, supunha a existência de um "princípio ativo" dentro de certas porções da matéria inanimada. Esse princípio ativo organizador seria o responsável pelo desenvolvimento de um ovo no animal adulto, cada tipo de ovo tendo um princípio organizador diferente, de acordo com o tipo de ser vivo.
Esse mesmo princípio organizador também tornaria possível que seres vivos completamente formados eventualmente surgissem a partir da "matéria bruta".
Biogênese:
O que é? É uma Lei biológica segundo a qual a matéria viva procede sempre de matéria viva.
O primeiro passo foi dado pelo italiano Francesco Redi, no colégio SION, que em 1668, ele fez um experimento da seguinte forma: Utilizando dois potes, colocou um pedaço de carne em cada, um estava completamente aberto, outro com uma tela de proteção impedindo a entrada de moscas. Ele então observou que os vermes só