Quimica da psicologia
SIGMUND FREUD (18561939) - MÉDICO VIENENSE. REVOLUCIONOU A CIÊNCIA PSICOLÓGICA AO CONTESTAR A EXPLICAÇÃO DOS FENÔMENOS PSÍQUICOS ORIGINÁRIOS DA CONSCIÊNCIA.
2
TEORIA PSICANALÍTICA
PARA FREUD, O FUNCIONAMENTO DO PSIQUISMO É UMA CONSEQUÊNCIA DE PROCESSOS CONSCIENTES, PRÉCONSCIENTES E INCONSCIENTES: PROCESSOS CONSCIENTES: SÃO LIGADOS AOS ASPECTOS NO MEIO E ESTÃO DEFINIDOS NA MENTE. PROCESSOS PRÉ-CONSCIENTES: SÃO OS PROCESSOS QUE EMBORA NÃO ESTEJAM LIGADOS DIRETAMENTE À CONSCIÊNCIA, PODEM SER EVOCADOS OCASIONALMENTE.
3
TEORIA PSICANALÍTICA
PROCESSOS INCONSCIENTES: SÃO OS PROCESSOS QUE NÃO TEM LIVRE ACESSO À CONSCIÊNCIA. ALGUNS ESTUDIOSOS AFIRMAM QUE OS CONTEÚDOS INCONSCIENTES ESTÃO A TODO MOMENTO INTERFERINDO NO COMPORTAMENTO E NO PENSAMENTO DO INDIVÍDUO.
4
SISTEMAS DA PERSONALIDADE
ALÉM DOS NÍVEIS MENTAIS, FREUD DESCREVEU TAMBÉM A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE COMPOSTA POR 3 SISTEMAS.
5
SISTEMAS DA PERSONALIDADE
A PERSONALIDADE É COMPOSTA DE TRÊS GRANDES SISTEMAS: O ID, O EGO E O SUPEREGO. EMBORA CADA UM DESSES SISTEMAS TENHA SUAS PRÓPRIAS FUNÇÕES, PROPRIEDADES, COMPONENTES E MECANISMOS, ATUAM UM SOBRE O OUTRO TÃO ESTREITAMENTE QUE É DIFÍCIL, SENÃO IMPOSSÍVEL, DESTACAR SEUS EFEITOS E DETERMINAR A CONTRIBUIÇÃO DE CADA UM PARA O COMPORTAMENTO HUMANO.
6
SISTEMAS DA PERSONALIDADE
O COMPORTAMENTO É QUASE SEMPRE O RESULTADO DA INTERAÇÃO DESSES TRÊS SISTEMAS; RARAMENTE UM SISTEMA FUNCIONA ISOLADAMENTE.
7
SISTEMAS DA PERSONALIDADE
ID
É O SISTEMA ORIGINAL DA PERSONALIDADE A PARTIR DA QUAL O EGO E O SUPEREGO SE DIFERENCIAM. É O RESERVATÓRIO DA ENERGIA FÍSICA QUE PÕE EM FUNCIONAMENTO OS OUTROS SISTEMAS. FREUD CHAMA O ID DE “A VERDADEIRA REALIDADE PSÍQUICA”, PORQUE ELE REPRESENTA O MUNDO INTERNO E NÃO TEM CONHECIMENTO DA REALIDADE OBJETIVA.
8
SISTEMAS DA PERSONALIDADE
QUANDO O NÍVEL DE TENSÃO DO ORGANISMO SE ELEVA – RESULTANTE DE UMA ESTIMULAÇÃO EXTERNA OU DE EXCITAÇÕES INTERNAS – O ID FUNCIONA DE MANEIRA A DESCARREGAR A TENSÃO