quimica analítica
CAMPUS BOA VISTA
DANIELA NUNES
JÉSSICA ZANELLA FELSKE
SOLUÇÃO TAMPÃO
JOINVILLE
2013
DANIELA NUNES
JÉSSICA ZANELLA FELSKE
SOLUÇÃO TAMPÃO
Profª. Msc. MILLENA DA SILVA MONTAGNOLI
JOINVILLE
2013/2
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 DEFINIÇÃO DE SOLUÇÃO 5
2.2 DEFINIÇÃO DE SOLUÇÃO TAMPÃO 5
2.3 MEIOS DE OBTENÇÃO DA SOLUÇÃO TAMPÃO 5
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O Potencial Hidrogeniônico (ph) é uma característica a qual aplicamos em todas as substâncias, e ele determina, através da concentração de íons de Hidrogênio (H+), um índice que nos indica alcalinidade, neutralidade ou acidez de certo meio. Os valores de pH variam de 0 a 14, sendo que são consideradas ácidas quando o valor indicado é menor que sete, neutras em torno de sete e, básicas ou alcalinas maiores do que sete. (BRASIL ESCOLA,2010)
Anos atrás, bioquímicos tiveram a necessidade de controlar o pH em suas respectivas pesquisas, como por exemplo pesquisas com enzimas, as quais possuem funções catalíticas que por sua vez têm sensibilidade na alteração de seu pH. (Fiorucci, A. R. et al., 2001)
Então, em 1900, Fernbach e Hubert, descobriram resistência à mudança na concentração hidrogeniônica, quando em uma solução de ácido fosfórico pouco neutro agia contra alterações tanto na acidez quanto na alcalinidade. Descrita então, pelos mesmos pesquisadores, como buffering, em português “ação tamponante”. (Fiorucci, A. R. et al., 2001)
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Neste capítulo será comentado sobre a definição de solução, de solução tampão, os tipos de solução padrão, como calcular o pH da solução padrão.
2.1 DEFINIÇÃO DE SOLUÇÃO
A solução é caracterizada como uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias; sendo um chamado de soluto que se encontra em menor quantidade e o