Quimica analitica
Com os procedimentos escolhidos pretende-se determinar a concentração de sulfato de magnésio em amostra injetável e quantidade de cálcio em amostra de leite em pó, além destes também foram feitos testes para que pudessemos determinar a dureza da água das torneiras ou bebedouros.
Introdução.
O EDTA é um composto orgânico que age como quelante capaz de formar complexos solúveis e tem um caráter ácido que lhe permite dissolver muitos metais efetivamente. A formação dos complexos acontece estequiometricamente instantaneamente em quase todos os casos. Nesse tipo de análise o pH é um fator importante pois o EDTA é considerado um complexante com íons H+. Os complexos com metais bivalentes são estáveis em meio amoniacal, mas tendem a ionizar em meio ácido; por conta da correção do pH para um pH alcalino foi utilizado o tampão NH4OH/NH4Cl. Já os complexos com alguns dos metais de transição trivalentes são estáveis mesmo em solução fortemente ácida.
Ainda que ajustasse- mos o pH durante a titulação de cálcio e magnésio com EDTA estes ainda teriam constantes de formação muito próximas, é preciso usar Ério T como indicador e a titulação dos íons deve ser feita simultaneamente para que possamos determinar a dureza da água. No entanto não podemos titular diretamente cálcio com Negro de Eriocromo T pois ocorre a formação de um complexo muito fraco de cálcio que modifica um pouco a cor definida no ponto final da titulação, daí surge a necessidade de adicionarmos Mg2+ à solução pois o complexo de cálcio com EDTA é mais estável e então tornamos possível que este seja titulado primeiro e depois basta que se faça uma correção para compensar a quantidade de EDTA usada na titulação do Mg2+.
O EDTA atua como ligante hexadentado, ou seja, pode complexar o íon metálico através de seis posições de coordenação, que são elas: através de quatro ânions