A importância da ética profissional para os operadores do direito
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA PROFISSIONAL PARA OS OPERADORES DE DIREITO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá expor a importância de conduta ética do profissional de direito, tendo em vista a importante função que desempenham na sociedade.
A advocacia por sua vez é uma das profissões que mais se preocupam primeiramente com a ética, que pode ser entendida como a parte moral e disciplinadora das atitudes humanas, embora o uso da palavra ética não torna as pessoas mais comprometidas com a moral, que devem nortear as ações humanas.
No que se refere à profissão do advogado o atributo do profissional corresponde sua moral que por sua vez mede o seu talento diante da sociedade a qual exerce a sua função.
A ÉTICA NA PROFISSÃO DO ADVOGADO
O profissional do direito possui sua conduta ética contida no Código de Ética e Disciplina da OAB, que sintetizam os regulamentos da prática jurídica bem, como os deveres desses profissionais, tendo também o Ministério Público Lei nº. 8.625 de 12/2/1993 e os juízes Lei nº. 35 de 14/3/1979, tais regras tratam da regulamentação das funções por eles exercidas, as quais formam o tripé da justiça. Assim como contemplam as relações com o cliente, do sigilo profissional, da publicidade, dos honorários advocatícios bem como o dever jurídico, incluindo o aprimoramento dos princípios éticos no exercício da prática jurídica.
Conforme preceitua o Código de Ética são deveres do advogado:
I. preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo seu caráter de essencialidade e indispensabilidade; II. atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé; III. velar por sua reputação pessoal e profissional; IV. empenhar-se, permanentemente, em seu aperfeiçoamento pessoal e profissional; V. contribuir para o aprimoramento das instituições, do Direito e das leis; VI. Estimular a conciliação entre os litigantes, prevenindo, sempre que