quimica analitica qualitativa
ANALÍTICA QUALITATIVA II
Prof. Espec. Hilton Lopes Junior
Hilton Lopes Junior
Especialista em Operacionalização do Ensino de Química, Física e Matemática
Especialização em Química Industrial Email: Juhh_Kcoal@hotmail.com
4. SOLUBILIDADE
A formação de precipitados a partir de íons presentes em solução, bem como a dissolução dos mesmos, são procedimentos comuns no laboratório de análise quantitativa. Reações de precipitação são usadas tanto na identificação de íons como na separação de certos íons de tal modo que uns precipitam (formam precipitados) e outros permanecem em solução (como íons livres ou na forma de complexos solúveis).
Iremos estudar o equilíbrio iônico em soluções aquosas. Estudaremos inicialmente os equilíbrios de solubilidade, que são exemplos de equilíbrio heterogêneo, porque envolvem o equilíbrio de um sólido com seus íons em solução, em sistema de duas fases.
4.1. A SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS IÔNICOS
Quando um não-eletrólito sólido se dissolve em água, a solução resultante contém apenas um tipo de espécie de soluto: moléculas neutras. Assim, uma solução saturada de sacarose, C12H22O11, contém apenas moléculas de sacarose em equilíbrio com um excesso de soluto não-dissolvido.
C12H22O11(S) + H2O(Aq)
C12H22O11(Aq)
Entretanto, quando um eletrólito sólido se dissolve, pelo menos dois tipos de partículas (íons) são liberados para a solução e, na saturação, o equilíbrio é mais complexo. Assim, em uma solução saturada de NaCl, íons sódio e íons cloreto em solução estão em equilíbrio com excesso de NaCl sólido:
NaCl(S) + H2O
Na+(Aq) + Cl-(Aq)
Hilton Lopes Junior
Especialista em Operacionalização do Ensino de Química, Física e Matemática
Especialização em Química Industrial Email: Juhh_Kcoal@hotmail.com
O PRODUTO DE SOLUBILIDADE
Considere um sólido iônico, MA, pouco solúvel, formado de íons M+ e Alocalizados em pontos no retículo cristalino. Suponha que uma quantidade suficiente de