QUIMICA AMBIENTAL
Prof. Adão Reinaldo Farias
QUÍMICA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA
RESUMO
Apresenta como objetivo geral: propor a integração da Educação
Ambiental no ensino de Química. Estruturado de forma didática e sintética seus objetivos específicos são: apresentar o histórico e a importância do ensino de Química no Brasil; disseminar a prática da
Educação Ambiental através do ensino de Química; conceituar a
Química Ambiental; identificar e apontar as principais transformações químicas que ocorrem na natureza, devido a ação humana. A
Educação Ambiental não substitui ou ultrapassa as disciplinas acadêmicas; precisa e aplica todas elas. Para a resolução de um problema ambiental local ou global, é provável que precisemos de alguns subsídios dos diversos ramos do conhecimento. E as pessoas envolvidas, que possuem os conhecimentos necessários, podem contribuir com idéias, combinando-as de forma criativa, integrando-as, considerando-as sob novas perspectivas e dando-lhes novas aplicações na resolução dos problemas ambientais.
Palavras-chave: Química, Educação Ambiental e Química Ambiental
1 Introdução
Durante toda existência do planeta Terra, observa-se constantes transformações físicas e químicas. Algumas ocorrem naturalmente e outras são de origem antrópica, isto é, causada pela ação humana. São fenômenos iniciados a centenas de anos, como a poluição do ar, da água e do solo, a depleção da camada de ozônio, o aumento do efeito estufa e o aquecimento global, que causam consequências danosas ao meio ambiente.
Conhecer melhor como ocorre esses fenômenos, ajuda a compreender e usar de modo sustentável os complexos sistemas ambientais dos quais fazemos parte. Para atingir este objetivo, o artigo propõe a forma de articular a Educação Ambiental no ensino de Química, integrando sob nova perspectiva do conhecimento, a Química Ambiental.
2 O ensino de Química
2.1