quimica 01
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI)
TÉCNICO EM QUÍMICA
CARACTERIZAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS
DIVONI DOS SANTOS BOMFIM LEILA SILVA DE SOUZA TURMA: S018646
FEIRA DE SANTANA, 2014.
DIVONI DOS SANTOS BOMFIM LEILA SILVA DE SOUZA
CARACTERIZAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS
Relatório de aula prática do Curso Técnico em Química do SENAI / FSA, sobe orientação do Prof.ª Cíntia Reis.
FEIRA DE SANTANA, 2014.
TÍTULO:
1. INTRODUÇÃO
O grupo funcional é o agrupamento de átomos responsável pela semelhança no comportamento químico de uma série de compostos diferentes. Principais grupos funcionais: hidrocarboneto, álcool, éter, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éster, amina e amida (FONSECA-2010).
O calor envolvido em uma reação é proporcional à quantidade estequiométrica dos reagentes e produtos, ou seja, à quantidade em mol de cada substância envolvida na reação.
Equação termoquímica são equações químicas que indicam o calor da reação e os estados físicos dos reagentes e produtos. Reação Exotérmica: aquela que libera calor e Reação endotérmica: aquela que absorve calor (Ayres-2014).
Quando numa reação um mesmo elemento químico aparece com nox diferente no reagente e no produto, isso significa que na reação ocorreu transferência de elétrons, ou seja, é uma reação de oxirredução. Caso estejam envolvidas substâncias iônicas, dizemos que foi efetiva. Se estiverem envolvidas substâncias covalentes, dizemos que a transferência foi aparente.
O elemento que, numa reação química, tem o valor de seu nox reduzido sofre redução, o que tem seu valor aumentado oxidação (FONSECA-2010).
O Álcool Etílico, sofre oxidação sob ação de solução de Dicromato de potássio (k2Cr2O7) ou Permanganato de potássio (kMO4) na presença de Ácido