Quimbanda
A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino e sagrado, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.
A palavra portuguesa religião deriva da palavra latina religio, mas desconhece-se ao certo que relações estabelece religio com outros vocábulos. Aparentemente no mundo latino anterior ao nascimento do cristianismo, religio referia-se a um estilo de comportamento marcado pela rigidez e pela precisão.
Como Surgiu?
A Quimbanda surgiu de ritos da Angola e veio da palavra kimbanda, que significa curandeiro. A Quimbanda é uma religião exclusivamente brasileira que surgiu de uma ''mistura'' de credos africanos e brasileiros, tanto é que os que acreditam na quimbanda, acreditam também nos orixás, deuses africanos.
É um ramo da Umbanda que trabalha com MAGIA NEGRA, voltada exclusivamente para o mau. Quimbanda também é denominada de UMBANDA NEGRA.
Qual a base fundamental?
Cultuam os mesmos orixás da umbanda popular, principalmente Omulú, o senhor dos cemitérios, pois está associado à morte. Omulú é descrito com personalidade autopunitiva e vingativa. Seus sacrifícios para agradá-lo são: bode, galo, pato e porco.
A iniciação de um quimbandista é feita geralmente num cemitério, sendo exigido do neófito (iniciante), entre outras coisas, deitar-se por certo período de tempo num túmulo de um falecido. Outra figura muito cultuada é o EXU, principalmente o EXU CAVEIRA, que é muito temido pelos pais-de-santo quando vão oferecer suas oferendas a Omulú à noite e invocar o Exu Caveira nos cemitérios. O Exu tem o controle dos QUIUMBAS (espíritos obsessores).
Essa crença religiosa pode ter intenções boas ou ruins com o próximo, por isso é conhecida popularmente como ''magia negra'' ou ''macumba''. Mas este é apenas um dos muitos lados da crença religiosa que assim como pode matar e fazer o mal, também pode curar e