Quetionario apostilas introdução a psicologia

1479 palavras 6 páginas
1- O que é a atitude científica e por que ela é importante para o pensamento crítico?
R.: É a curiosidade que nos impulsiona a testar as ideias e a expor suas suposições fundamentais, difundida para a vida cotidiana na forma de pensamento crítico. Ajudando a separar a realidade da fantasia, a sensatez do absurto, sendo céptico sem ser cínico, aberto sem ser ingênuo.

2- Quais são os elementos fortes e fracos dos três métodos usados pelos psicólogos para descrever o comportamento - estudo de casos, surveys e observação naturalista?
R.: - Estudos de Casos = Elementos fortes - Estudar um indivíduo em grande profundidade na esperança de revelar fatos verdadeiros para todos nós. Elementos fracos - Informação não-representativa pode nos levar a julgamentos errados e a falsas conclusões.
- Surveys = Elementos fortes - É um método de levantamento, comumente usados em estudos descritivos quanto em estudos correlacionais, examina muitos casos em menas profundidades. Solicita as pessoas que relatem seus comportamentos ou opiniões. Perguntando sobre tudo. Elementos fracos - Como o estilo das perguntas é uma questão muito delicada, os pensadores críticos precisam refletir sobre como o estilo de uma pergunta pode ter afetado as opiniões expressas pelas pessoas a ela submetidas.
- Observações Naturista = Elementos fortes - Esse método de pesquisa descritiva envolve observar e registrar o comportamento dos organismo em seu ambiente natural ( ser humano/ animais). Elementos fracos - Mas esse estudo, mostra como o rítimo de vida está associado à cultura e ao clima.

3- Aqui estão algumas correlações recentemente relatadas, com interpretações feitas por jornalistas. Pesquisas adicionais, quase sempre incluindo experimentos, esclareceram a relação de causa e efeito em cada caso. Conhecendo essas correlações, você pode sugerir outras possíveis explicações para cada uma delas?
O uso de bebidas alcoólicas está associado à violência.
R.: O álcool no sangue causa

Relacionados

  • RELAÇÃO INTERPESSOAL E MOTIVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA BOVIS – CAR
    11355 palavras | 46 páginas