Literatura
A educação teve seu inicio através da cultura Greco – romana, que quase foi destruída por invasão dos bárbaros, tendo por objetivo educar apartir das doutrinas cristãs, onde foi possível educar os novos povos, passaram por varias modalidades preparando para um estado futuro que se tornou a nova vida que era uma concepção de educação que se opunha ao conceito liberal e individualista dos gregos.
Os cristianismo e o novo ideal educacional
Enquanto os filósofos gregos davam valor para o intelecto, o cristianismo passou a valorizara caridade, o amor mostrando o valor moral da instrução, o cristianismo é um renascimento para um novo mundo, surgiu também um novo conceito de educação com normas de vida e comportamento citando como exemplo o que Jesus Cristo disse no sermão da montanha.
Os primeiros padres da igreja, o cristianismo e a filosofia pagã
As primeiros padres, mostra suas ideias e seus posicionamentos, onde acredite que apartir de Santo Agostinho com o De Magistro como aprendizado necessário ao desenvolvimento cristão.
As escolas cristãs primitivas
As primeiras escolas, que eram inicialmente para os nobres e cleros com instruções cristãs e localizadas nas catedrais, e organizas e dirigidas pelos bispos .
O monarquismo
Regras e instruções aplicadas nos mosteiros onde benefícios foram determinantes para educação. Eram nos mosteiros que se preparavam os sábios, inclusive eram os monges que copiavam os manuscritos que são de muita importância nos dias de hoje, e o surgimento das setes artes liberais que seria o trivium ( gramatica , dialética, retorica) e o quadrivium (aritmética, geometria música e astronomia).
A escolástica
Escolástica era o nome que se dava ao conjunto do saber passado nas escolas clerical; era o mestre das setes artes, ou chefe das escolas monásticas ou catedrais, e mais tarde os estudiosos de teologia e filosofia. Escolástica é um movimento intelectual que priorizava o