Quesões sociológicas
1) Qual seria na definição de Max weber a função social do direito?
Weber define a função social do direito como modo de oficializar a legitimidade da autoridade do governo, e dever buscar um formato burocrático. Ou seja, organizar racionalmente as instituições sociais e legitimar o poder governamental.
2) Partindo dos referencias históricos nacionais poderíamos afirmar que a forma de legitimação da dominação do estado republicano brasileiro, frente à sociedade brasileira, é legal, de modo purista, não tendo traços da legitimidade orientada pela tradição e ou pelo carisma? Justifique sua resposta.
Analisando os traços históricos nacionais a forma de legitimação da dominação do estado republicano brasileiro não é totalmente legal. É legal, pois possui caráter racional e impessoal, baseando-se, na validade das normas estabelecidas racionalmente, sendo legitimo o poder e os que a ele são convocados nos termos da lei. Mas possui alguns traços de carisma e tradição, pois a legitimação obedece às diversas dimensões da legitimidade um exemplo de carisma é o modo de alguns políticos se elegerem.
3) Considerando o documentário 1900: homo sapiens, como foram construídas as idéias eugênicas e qual seus impactos na sociedade e na própria estrutura jurídica? O naturalista inglês Charles Darwin publica em 1859 o livro fundador do evolucionismo: A origem das espécies. As descobertas de Darwin mostravam que no mundo animal, na permanente luta pela vida, só os mais bem adaptados sobrevivem e os mais bem “equipados” biologicamente têm maiores chances de se perpetuar na natureza. As teses de Darwin logo são transportadas para outros campos do conhecimento em uma tentativa de explicar o comportamento humano em sociedade. Surge assim o darwinismo social, que apresenta os burgueses como os mais capazes, os mais fortes, os mais inteligentes e os mais ricos. O pesquisador britânico Francis Galton, se