Segurança da Informação
A segurança da informação diz respeito à proteção de determinados dados, com a intenção de preservar seus respectivos valores para uma organização (empresa) ou um indivíduo.
Podemos entender como informação todo o conteúdo ou dado valioso para um indivíduo/organização, que consiste em qualquer conteúdo com capacidade de armazenamento ou transferência, que serve a determinado propósito e que é de utilidade do ser humano.
Atualmente, a informação digital é um dos principais produtos de nossa era e necessita ser convenientemente protegida.
A segurança de determinadas informações podem ser afetadas por vários fatores, como os comportamentais e do usuário, pelo ambiente/infraestrutura em que ela se encontra e por pessoas que têm o objetivo de roubar, destruir ou modificar essas informações.
Confidencialidade, disponibilidade e integridade são algumas das características básicas da segurança da informação, e podem ser consideradas até mesmo atributos. Confidencialidade – Diz respeito à inacessibilidade da informação, que não pode ser divulgada para um usuário, entidade ou processo não autorizado;
Integridade – A informação não deve ser alterada ou excluída sem autorização;
Disponibilidade – Acesso aos serviços do sistema/máquina para usuários ou entidades autorizadas. Toda vulnerabilidade de um sistema ou computador pode representar possibilidades de ponto de ataque de terceiros. Esse tipo de segurança não é somente para sistemas computacionais, como imaginamos. Além de também envolver informações eletrônicas e sistemas de armazenamento, esse tipo de segurança também se aplica a vários outros aspectos e formas de proteger, monitorar e cuidar de dados.
As empresas devem investir cada vez mais no setor de TI, para que eles possam proteger os sistemas, dados e informações internas da empresa.
O que a empresa pode fazer para se proteger:
Utilize softwares originais e devidamente registrados;
Utilizar o anti-virus e