quesões sociológicas
Compete à investigação sociológica ir além da compreensão superficial da vida quotidiana tal como fez Hochschild. Os assuntos que preocupam os sociólogos, tanto na sua teorização como na investigação, são muitas vezes semelhantes aos que preocupam muitas outras pessoas.
Algumas das questões que os sociólogos colocam nos seus estudos são em grande medida factuais ou empíricas. Por exemplo, muitos aspectos dos crimes e da justiça necessitam de uma investigação sociológica direta e sistemática. Claro que a informação factual acerca de uma sociedade, nem sempre nos dirá se estamos a lidar com um caso pouco usual ou com um conjunto muito genérico de influências. Muitas vezes, os sociólogos querem colocar questões comparativas, relacionando um contexto social com outro, ou contrastando exemplos oriundos de diferentes sociedades. Em sociologia necessitamos de olhar não só para as sociedades existentes em relação entre si, mas também de comparar o seu presente e o seu passado. Neste caso, as questões colocadas pelos sociólogos são relativas ao desenvolvimento. Para compreender a natureza do mundo moderno, temos de olhar para as formas prévias de sociedade e temos de analisar a direção principal seguida pelos processos de mudança.
A sociologia será uma ciência?
Durkheim, Marx e os outros fundadores da sociologia pensaram-na como uma ciência. A ciência consiste na utilização de métodos científicos sistemáticos de investigação empírica, na análise de dados, no pensamento teórico e na avaliação lógica de argumentos para desenvolver um corpo de conhecimentos acerca de um objeto particular. Segundo esta definição, a sociologia é um empreendimento científico.
Estudar os seres humanos, contudo, é diferente da observação dos acontecimentos no mundo físico e a sociologia não deveria ser vista diretamente como uma ciência natural. Ao contrário dos objetos na natureza, os humanos são seres autoconscientes que conferem sentido e objetivos ao que fazem. O