Questões
a) Localize a época e o local em que a história narrada no filme se passa.
b) Que personagens históricos são localizáveis dentro da trama?
c) Dentro do enredo as personagens são hierarquizadas a partir de alguns critérios sociais pré-estabelecidos.
Identifique três desses critérios.
d) Que problema mexeu com o cotidiano dos moradores do vilarejo mostrado no início do filme?
e) O filme tem como título “Desmundo”, uma palavra que a princípio não existe na língua portuguesa. A partir da estória narrada, como se explica a escolha desse título para o filme?
2) Todo filme é histórico, pois uma produção mantém uma maior relação com o universo sócio-cultural em que se insere do que com aquele que tenta “reconstruir”. Assim, mais do que “cenas do passado” um filme possibilita pensar os problemas, anseios e medos próprios da temporalidade em que foi feito. A partir dessa afirmação: a) Que outros filmes brasileiros foram produzidos e lançados à época de Desmundo? (Busque, pelo menos, quatro outros títulos).
b) Quais as temáticas abordadas por esses filmes? Existe alguma aproximação com a temática tratada em
Desmundo?
c) A partir de toda a discussão de ordem cultural e histórica que envolveu o Brasil por volta do ano 2000, como podemos compreender a recorrências das temáticas abordadas por Desmundo em outros filmes brasileiros?
3) Nos manuais de história vemos que a sociedade colonial brasileira se caracterizou pelo patriarcalismo. O filme dialoga com essa concepção? Justifique sua resposta a partir da personagem Oribela.
4) Uma das personagens centrais do filme é o padre jesuíta da vila onde Oribela desembarca. Sobre a personagem e sua relação com a sociedade responda:
a) Como o seu discurso, durante o casamento, caracteriza o índio brasileiro?
b) No filme, assim como na história, como ocorria a catequização dos índios brasileiros?
c) Como era a relação entre esse padre e o Francisco Albuquerque? O