questões
1) Nós seres humanos podemos usar o glicogênio e o amido como fonte de energia. Estes polissacarídeos são formados por unidades de glicose, unidas por ligações glicosídicas α1→4 e α1→6, estes longos polímeros representam a principal forma de armazenamento intracelular de carboidratos nos animais e vegetais respectivamente. Explique por estes podem ser usados por nós, como fonte de energia, enquanto que, a celulose presente na parede celular de células vegetais não, já que esta também é um polímero de glicose.
2) A glicólise processo pelo qual uma molécula de glicose é “quebrada” em duas moléculas de piruvato é um evento altamente exergônico (que libera energia). Explique sucintamente como as células aproveitam esta liberação de energia acoplando as reações químicas.
3) As mitocôndrias do tecido adiposo marrom presente na maioria de mamíferos recém-nascidos apresentam uma proteína chamada termogenina, que desempenha um importante papel fisiológico. Comente sobre a função desta proteína e sua importância.
4) Uma amiga pergunta-lhe por que alguns pais na escola do filho dela querem outra opção de bebida servida no lanche, em vez de leite. O que você diz a ela? Qual é a base bioquímica da sua resposta?
5) Alguns atletas ingerem alimentos com alto teor de carboidratos antes de eventos esportivos. Sugira a base bioquímica para essa prática.
6) Quais são os possíveis destinos metabólicos do piruvato?
7) Que relação há entre o metabolismo do piruvato com a cerveja ou músculos cansados e doloridos?
8) Qual é a finalidade metabólica da produção de lactato?
9) Nos músculos, a fonte de glicose utilizada na glicólise pode ser proveniente da dieta (glicose absorvida através do GLUT-4) ou do glicogênio armazenado no músculo que é quebrado pela seguinte reação:
(Glicose)n + Pi → Glicose-1-fosfato + (Glicose)n-1
Sabe-se que a enzima Fosfoglicomutase converte a glicose-1-fosfato em glicose-6-fosfato sem gasto de ATP. Qual é a