Questionario
1- Defina o que é psicopatologia? Campbell (1986) define a psicopatologia como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental- suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação.
2- Os sintomas subdividem-se em forma e conteúdo, explique-os. (A forma, sua estrutura básica, relativamente semelhante nos diversos pacientes como: alucinações, delírios, ideia obsessiva, labilidade afetiva, etc.), ou seja, a fome se caracteriza por aquilo que pode ser encontrado em qualquer paciente. O conteúdo, geralmente é mais pessoal, dependendo da historia da vida pessoa desse paciente, de seu universo cultural e da personalidade previa ao adoecimento, ou seja, é aquilo que não é encontrado em qualquer um e depende do contexto que o paciente esta inserido.
3- Defina o conceito de normalidade em sua concepção, baseada na leitura dos critérios exposto por Dalgalarrondo. Acredito que normalidade seja o ser estar bem socialmente, mentalmente e fisicamente, no entanto, segundo Dalgalarrondo define como estabelecer através de opções conceituais filosóficas, ideológicas e pragmáticas do profissional, cuja formação intelectual interferirá na sua conceituação ou na sua definição daquilo que se estabelece como normal. Entretanto, utilizam-se, academicamente, critérios de normalidade em Psicopatologia, a saber, critérios que definem a pessoa como normal ou anormal, uma opção de normalidade ou anormalidade, assim definida: Normalidade como ausência de doença, Normalidade ideal, Normalidade estatística, Normalidade como bem-estar, Normalidade funcional, Normalidade como processo, Normalidade subjetiva, Normalidade como liberdade, Normalidade operacional.
4- Defina o que são síndromes. As síndromes são conjunto de sinais e sintomas que se agrupam de forma recorrente e são observadas na