Questões
1
A) O diabetes descontrolado causa cegueira, enfarte do miocárdio, gangrena, hipertensão arterial, insuficiência renal e infecções diversas.
b) A digoxina retarda a condução AV ao aumentar o tônus vagal através de uma ação sobre o sistema nervoso central, reduzindo a freqüência ventricular, o que melhora a eficiência de bombeamento do coração devido ao melhor enchimento ventricular.
Os principiais mecanismos de ação dos glicosídios cardíacos consistem em aumento da atividade vagal e inibição da bomba de Na+/K+ ATPase. A Inibição da bomba Na+/K+ ATPase provoca aumento da concentração intracelular de sódio, e, conseqüentemente, de cálcio intracelular, devido à troca do sódio com o cálcio, aumentando a contração cardíaca. Ocorre a diminuição intracelular de potássio e os efeitos são aumentados pela hipocalemia.
Captopril inibe a conversão de angiotensina I em angiotensina II, vasodilatador potente. Reduz a formação de angiotensina II, diminuindo a resistência arterial periférica. Reduz a retenção de sódio e água, diminuindo a pressão sangüínea.
Metformina A metformina reduz a hiperglicemia através de:
- aumento da sensibilidade periférica à insulina e da utilização celular da glicose;
- inibição da gliconeogênese hepática;
- retardo na absorção intestinal da glicose.
A ação periférica da metformina sobre a resistência à insulina está associada com possível ação pós-receptora, independente da melhora na ligação da insulina com os receptores insulínicos. Além de sua ação antidiabética, a metformina tem, no homem, efeito protetor sobre os fatores de risco de angiopatia, diretamente ou através de sua ação sobre a resistência à insulina. Isso foi evidenciado em estudos controlados de média ou longa duração, com doses terapêuticas:
- Sobre o metabolismo lipoprotéico: a metformina reduz o colesterol e os triglicerídios, assim como as frações de lipoproteínas VLDL e LDL e a apolipoproteína B; aumenta a fração HDL e a