questões
A construção do eu na teoria de Wallon depende essencialmente do outro. Seja para ser referência, seja para ser negado. Principalmente a partir do instante em que a criança começa a viver a chamada crise de oposição, em que a negação do outro funciona como uma espécie de instrumento de descoberta de si própria. Isso se dá aos três anos de idade, a hora de saber que "eu" sou. "““ “Manipulação (agredir ou se jogar no chão para alcançar o objetivo), sedução (fazer chantagem emocional com pais e professores) e imitação do outro são características comuns nessa fase”, Isso justifica o espírito crítico da teoria walloniana aos modelos convencionais de educação.
Questão 2- Como a criança pode ser construtora de seu conhecimento, de acordo com a teoria de Piaget?
Segundo Piaget, a criança passa por quatro etapas do desenvolvimento cognitivo, que são elas: sensório-motor (0-2anos), pré-operacional (2-7 anos), operatório concreta (7-11 anos), operatório formal (12 anos em diante). Cada uma dessas etapas possui características próprias que nos ajudam a entender o desenvolvimento da criança.
Para Piaget a escola deve partir dos esquemas de assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequlibrações sucessivas, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento.
A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou de conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é então alcançado.
Questão 3- Como o educador pode ser mediador do conhecimento infantil?
Para Vygotsky, citado por WAJSKOP (1999, p. 35):
... A