Questões sobre weber
2. De onde se originou o espírito capitalista? De acordo com Weber, o espírito capitalista se originou a partir do pensamento protestante, segundo o qual o trabalho enobrece o homem e o ócio e a preguiça são pecado.
3. Como Weber observa a questão dos valores? Para Weber, os valores são antagônicos porque nenhuma teoria ética no mundo tem possibilidade justificar racionalmente a postulação de superioridade e primazia de princípios éticos perante os outros, ou seja, o que uma pessoa considera ético pode não ser aos olhos de outra.
4. O que caracteriza o Estado? Desde a perspectiva weberiana, são três os traços característicos essenciais do Estado: um conjunto diferenciado de instituições e pessoal; a centralização do poder que se expandiria a partir de um centro para todo o território; e o monopólio da capacidade de ditar e assegurar o cumprimento de normas, respaldado no monopólio dos meios da violência física.
5. Como Weber pensa a política? Para Weber, há, fundamentalmente, duas formas de fazer política: viver da política ou para ela. A distinção entre elas se encontra no âmbito econômico. O político que depende de remuneração para realizar suas tarefas vive da política e o que já possui uma estabilidade financeira vive para a política este, geralmente, gosta da atividade que desenvolve ou encontra nela um sentido que dá significado à sua vida.
6. Qual é a relação entre Estado e economia? Weber se posiciona contrário a qualquer solução intervencionista por parte do Estado na economia e, ao mesmo tempo, questiona as posições que defendem uma nova articulação institucional do Estado segundo modelos corporativistas propostos pelos intelectuais de esquerda. Em sua perspectiva, a única forma válida de representação e