QUESTÕES PARA PESQUISA – 4.2
Tendo a visão societária como objetivo o patrimônio e suas avaliações, que considera que a receitas deverão ser mensuradas pelo valor justo da retribuição recebida, já os custos é a geração de riquezas e despesas são gastos consumidos para obtenção da receita. Envolveremos ainda neste contexto a visão tributária, que trata as receitas como tributáveis e não tributáveis, custos vinculados a gastos incorridos da planta física e despesas dedutíveis e indedutíveis.
Trataremos ainda sobre os aspectos profissionais do gestor tributário, sendo primordial que possua um amplo conhecimento da operação de sua organização e com quem opera, pois cada situação pode implicar critérios e processos diferentes, além de participar de formação de preços dos bens e serviços a serem praticados, provendo os demais gestores de informações suficientes e necessárias para adequado preço.
Desenvolvendo assim a contextualização dos aspectos citados acima através de 19 questões dividas em 3 blocos que abordam as receitas, custos e despesas. No decorrer do trabalho notaremos que as dúvidas muitas vezes não esclarecidas em nosso dia a dia, passarão a ser esclarecidas de forma clara e sucinta, visando sempre o trabalho em conjunto do contábil e tributário, para uma melhor análise para fins de tomada de decisões.
1 - Aspectos Conceituais, Legais e Tributários sobre Receitas- Conceito sobre Receitas Operacionais e Não OperacionaisAs receitas operacionais são as provenientes do objeto de exploração da empresa, e classificam-se em: receita da atividade principal “atividade – fim da empresa”, tais como: venda de produtos, mercadorias ou serviços e receita acessória, que normalmente representa rendimentos complementares, denominada “outras receitas operacionais”, tais como: juros,