Questões fundamentos educação infantil
O tempo de gestação é equiparado a um paraíso, pois nessa fase a criança está totalmente protegida e segura, recebendo alimento e conforto constante. Para o bebê, o nascimento é um choque Ele emerge, de repente, num mundo enorme, barulhento e amedrontador. Ou seja, seu "paraíso" está "perdido".
Institivamente, o ser humano vive buscando situações de prazer e conforto para suprir suas necessidades. A criança, enquanto ainda não sabe se virar sozinha, depende dos cuidados da mãe. Atendida pela mãe, em suas necessidades básicas de sobrevivência, a criança cria um novo vínculo com a mãe.
No entanto, a mãe precisa trabalhar, novamente, a criança é submetida à uma mudança brusca em sua vida : a creche.
As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo, é o grande desafio dos profissionais da educação infantil.
"A professora cuida melhor, não é?! Porque ela também ensina". Comente essa frase.
Durante muito tempo,as creches e pré escolas, eram encaradas como "depósitos" de crianças, prevalecendo um caráter mais assistencialista em detrimento do educacional. Os educadores cuidavam das crianças de forma automática e mecânica. Nenhuma autonomia era propiciada às crianças.
A educação da criança pequena envolve, simultaneamente, processos complementares e indissossiáveis; educar e cuidar. As crianças têm necessidade de atenção, carinho, segurança.Não basta atender de forma mecânica as questões básicas, como banho, sono, alimentação.Esses são momentos importantes para proporcionar o desenvolvimento integral das crianças. A associação entre cuidar e educar irá permitir que elas possam, de fato, desenvolver-se em seus múltiplos aspectos.
Dado esse pressuposto, é