Redes de computadores
Notas de Aula - 2000/1
Profa. Patrícia Kayser Vargas
¨ ¨¦¤ ¢
¥©§¥£¡
É inegável a crescente importância dos ambientes paralelos e distribuídos tanto no meio acadêmico com comercial. O uso de redes locais e da Internet está amplamente difundido mesmo para uso doméstico. Mas para que tais recursos físicos sejam aproveitados da melhor forma possível é preciso fornecer suporte adequado de software. Nesse texto serão discutidos diversos aspectos relacionados ao controle em ambientes distribuídos. Por ambiente distribuído entende-se um conjunto de processadores interligados por uma rede de interconexão e sem memória compartilhada. A ausência de memória compartilhada obriga a uma interação entre processadores de uma forma distinta do ambiente centralizado: ao invés de variáveis ou arquivos compartilhados utiliza-se troca de mensagens.
Esse texto apresentará diversos aspectos dos sistemas operacionais distribuídos e de rede, bem como algoritmos distribuídos mais importantes e alguns estudos de caso. Antes de iniciarmos a discussão sobre sistemas operacionais direcionados a ambiente distribuídos, apresentaremos algumas definições possíveis para sistema operacional.
As informações apresentadas nesse texto foram compiladas a partir das referências bibliográficas indicadas. Em especial, grande parte dos conceitos podem ser encontrados nos livros do
Tanembaum [TAN 92][TAN 95]. Essa compilação não substitui a consulta aos textos originais. Ela serve para apresentar de uma forma mais simples e direta servindo como um roteiro para os alunos da disciplina INF01018 – Sistemas Operacionais Distribuídos e de Redes.
D 1 C A " @ 1 8 ( 5 3 1 ) ( & $"
E77B976420£'%#!
Não existe uma definição de consenso e incontestável que defina o significado e o objetivo de um sistema operacional. Cada autor apresenta uma definição própria mas das quais pode-se abstrair, se não uma definição de