Questões Filosofia
Em o Mito da Caverna, pode-se observar uma diversificação de símbolos (caverna, sombras, prisioneiro, luz...) que nada mais querem fazer do que apresentar a existência de dois mundos em separados, autônomos e diferentes entre si.
Platão se utiliza disso para falar do mundo sensível: o mundo visível, dos fenômenos, acessível aos sentidos, sujeito a falsas interpretações da verdade. Este mundo é na verdade a prisão da maioria da humanidade. Já o mundo das idéias inteligíveis, ou o mundo das idéias gerais, é aquele onde a essência imutável de alguns humanos atinge total contemplação e depuração contra os enganos dos sentidos.
2) Qual a diferença entre Mito e Filosofia?
O Mito, embora muitas vezes utilizado de forma errônea para se referir às crenças de diferentes comunidades, é na verdade, a maneira de se explicar as origens do mundo, da humanidade e de suas crenças, dos fenômenos naturais. É uma narrativa de caráter simbólico sempre relacionado à cultura, espaço e tempo de determinada comunidade.
A Filosofia (de origem grega que significa amor à Sabedoria) é o estudo de problemas relacionados à existência, linguagem, valores (morais, éticos, estéticos) e ao conhecimento, onde enfatiza argumentos racionais e objetivos, buscando o verdadeiro conhecimento, o que a diferencia do Mito. Utiliza-se de métodos como a argumentação lógica e experiências do pensamento para tentar atingir a verdade buscada.
3) Qual a diferença entre pensamento inatista e pensamento empirista?
Platão e Aristóteles podem ter dado inicio a essa discussão. Embora os dois pensadores tenham sido discípulos de Sócrates, a tese platônica defendia que o ser humano nasce com idéias natas, enquanto que para Aristóteles, o contato com o mundo externo é a única forma de se conhecer e aprimorar o intelecto. O inatismo apresenta o ser humano como um agente estático, que não tem possibilidades de sofrer mudanças, ou seja, desde o nascimento o