Questões Filosofia
1)A patrística ocorreu por intermédio dos apóstolos Paulo e João, e também dos Padres da igreja. Como esses primeiros lideres da Religião Cristã transformaram a filosofia?
A patrística resultou do esforço para conciliar a nova religião - o cristianismo - com o pensamento filosófico dos gregos e romanos. A filosofia patrística liga-se, à tarefa religiosa da evangelização e a defesa da religião cristã contra os ataques teóricos e morais que recebia dos antigos.
A patrística foi obrigada a introduzir ideias desconhecidas para os filósofos greco-romanos: a ideia de criação do mundo a partir do nada, de pecado original do homem, de Deus como trindade una, de encarnação e a morte de Deus, de juízo final ou de fim dos tempos e ressurreição dos mortos etc.
Para impor as ideias cristãs, os Padres da Igreja as transformaram em verdades reveladas por Deus (por meio da Bíblia e dos santos) que, por serem decretos divinos, seriam dogmas, isto é, verdade irrefutáveis e inquestionáveis. Com isso, surge uma distinção, desconhecidas pelos antigos, entre verdades reveladas ou da fé e verdades da razão ou humanas, isto é, entre verdades sobrenaturais, sendo que as primeiras introduzem a noção de conhecimento recebido por alguma graça divina, superior ao simples conhecimento racional.
2)Quais circunstâncias históricas permitiram o surgimento da filosofia na Grécia?
Podemos apontar como principais as seguintes:
As viagens marítimas, que permitiram aos gregos descobrir que os locais que os mitos diziam habitados por deuses, titãs e heróis eram, na verdade, habitados por outros seres humanos; e que as regiões dos mares que os mitos diziam habitados por monstros e seres fabulosos não possuíam nem monstros nem seres fabulosos. As viagens produziram o desencantamento ou a desmistificação do mundo, que passou, assim, a exigir uma explicação sobre sua origem, explicação que o mito já não podia oferecer;
A invenção do calendário, que é uma forma de calcular