Questões de filosofia
1) Caracterize o contexto do surgimento da sofística.
O que os caracteriza o surgimento da sofistica é muito mais uma prática ou uma atitude comuns do que uma doutrina única. Há, portanto uma Paideia, um ensinamento, uma formação pela qual os sofistas foram responsáveis, consistindo basicamente numa determinada forma de preparação do cidadão para a participação na vida política.
2) Você considera sofistas como Protágoras e Górgias realmente filósofos ou meros mestres da retórica e manipuladores de opiniões? Justifique sua resposta.
Considero-os filósofos, mesmo que eles venham em contraste às opiniões dos socráticos, Protágoras e Górgias são grandes filósofos, pois buscam também interagir, e buscar dentro do ser humano o desejo pela conquista.
3) Que mudança de enfoque os sofistas promovem na reflexão filosófica, em relação aos pré-socráticos?
4) Qual a contribuição dada pelos sofistas ao desenvolvimento do pensamento e da cultura gregos?
5) Como podemos situar Socrátes nesse mesmo contexto do séc. V a.C. em oposição ao sofistas?
6) O que significa a maiêutica?
PENGE 4
1) Algumas questões sobre o universo (como a forma da Terra, o tamanho, o movimento e as posições relativas aos astros, a formação das nuvens, dos ventos, etc.) nasceram “filosóficas” e se tornaram “científicas”. Mas outras questões sobre o universo talvez ainda continuem “filosóficas”, como as questões da sua própria origem. Por quê?
Ao tentarmos ir em busca de prova da existência do Universo, podemos chegar a um extremo de loucura. Por isso, é preciso apenas filosofar, sem procurar algo concreto. As coisas loucas são para confundir os sábios.
2) Existe alguma diferença fundamental entre essas questões, diferença essa que teria permitido a cisão atual entre assuntos “filosóficos” e assuntos “científicos? Justifique sua resposta.
3) Como Platão descreve a realidade na Alegoria da Caverna?
O mundo no qual vivemos, hoje, é revelado como se