Questões do Capítulo 8 – A atividade racional e suas modalidades
1- Explique como opera a razão discursiva ou o raciocínio.
R: Quando se encontra uma situação na qual é necessário realizar certos atos divididos em etapas, com base no conhecimento da pessoa, seguindo as pistas, evidências ou qualquer outro indício que ajude e demonstre que a resposta final. O caso vai se resolvendo dependendo das habilidades individuais da pessoa e dos objetos envolvidos que levam a pessoa a pensar assim.
2- Explique como opera a razão intuitiva.
R: Quando se tem conhecimento sobre o objeto em questão, a pessoa pode dizer diretamente a resposta final não necessitando exatamente de provas para confirmar a resposta, pois já é usada a capacidade da pessoa de definir a resposta.
3- Explique como opera a razão que é intuição? Dê um exemplo pessoal de um conhecimento intuitivo.
R: É a capacidade da própria pessoa de poder responder com segurança corretamente uma resposta com base em seus conhecimentos adquiridos. Um exemplo que se pode dar é a capacidade de uma pessoa com formação elevada poder responder uma simples conta de soma em instantes, com a certeza de estar certa.
4- Quantos tipos de intuição existem?
R: Somente dois tipos, a intuição sensível ou empírica e também a intuição intelectual.
5- Quais as características da intuição empírica ou sensível?
R: A intuição empírica ou sensível é a capacidade de um ser para o reconhecimento imediato que se tem ao avistar, ao sentir, ao ouvir, ao lembrar e também desejar um certo objeto.
6- Quais as características da intuição intelectual?
R: É quando se obtém uma resposta concreta a uma pergunta sem necessitar de algum outro meio, como pesquisa, estudo ou algum método de obter provas para aquilo, pois já se sabe a própria resposta facilmente, diretamente e imediatamente.
7- Exponha a intuição intelectual de Descartes ou o cogito cartesiano.
R: com a frase “Penso, logo existo” se da á entender que como um ser