Questões de sociologia
1) ENADE 2000 – Após a Segunda Guerra, muitos países em desenvolvimento, sobretudo os da América Latina, adotaram um modelos de desenvolvimento que ficou conhecido como industrialização por substituição de importação. Esse modelo se caracterizava por:
RESP:(E). Incentivar as importações de bens de consumo final de alto conteúdo tecnológico, no lugar das importações de produtos de baixo conteúdo tecnológico, com o intuito de modernizar a indústria doméstica.
2) Em determinados países, como o Brasil, a formação de uma industria local de bens de consumo dependeu de recursos acumulados com a exportação agrária. A socióloga Cristina Costa, em relação a este processo afirma: “Um caso típico, neste sentido, ocorrido no Brasil, foi a industrialização de São Paulo, que, sem a ocorrência dos produtos europeus, pôde se desenvolver com a atualização do capital gerado pela exportação do café”. Esta colocação está relacionada:
RESP:(A). Aos momentos iniciais do processo de formação da sociedade capitalista no Brasil, principalmente, a partir do século XX.
3) No início do século XX, contata-se que não havia no Brasil desenvolvimento econômico e industrial comparável aos países da Europa, EUA. Esta constatação levou as oligarquias rurais a afirmar que “o Brasil Ra um país com vocação agrária”. Esta afirmativa exprimia os interesses desses grupos que eram contrários ao desenvolvimento da indústria. Assinale a alternativa que expressa os interesses da oligarquia (grupo de algumas pessoas poderosas que dominam parte dos interesses de um país) rural.
RESP:(A). A ascensão econômica da burguesia industrial significaria uma ameaça aos interesses e aos domínios das oligarquias de origem rural.
4) O padrão clássico de desenvolvimento do capitalismo ocorreu na Europa, a partir do século XVI, com o desenvolvimento das atividades comerciais, acumulo crescente de capital e ascensão da burguesia como classes social. No Brasil, o desenvolvimento do capitalismo ocorreu